Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Sexta-feira, 18/08/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Emater/RS-Ascar estima excelente safra para o Rio Grande do Su - 29/08/2013

A Emater/RS-Ascar divulgou na manhã desta quinta-feira (29/08), em café da manhã para a imprensa realizado no Caminhos da Integração, o primeiro levantamento sobre intenção de plantio para a safra de verão 2013/2014. Os números, apresentados pelo diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, referem-se à expectativa de área e de produtividade para as culturas do arroz, feijão 1ª safra, milho e soja. Estiveram presentes o presidente da Emater/RS, Lino De David, os secretários de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, respectivamente, Ivar Pavan e Cláudio Fioreze, e o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos.

De acordo com os levantamento, elaborado pela Gerência de Planejamento da Instituição, a safra de verão 2013/2014 deverá ser 1,67% superior ao que foi semeado no ano anterior Se considerado o total semeado com essas culturas, a área cultivada será de 7,013 milhões de hectares. A produção estimada é de 26.349.526 toneladas, o que representa acréscimo de 0,27% em relação à safra passada. “Mesmo sendo uma projeção conservadora, estima-se uma excelente safra”, destacou o presidente da Emater/RS, Lino De David, apontando como motivos os excelentes resultados obtidos na safra passada, o que permitiu a capitalização dos produtores e maiores investimentos; as políticas públicas estaduais e federais, como o Plano Safra, que deram condições para o planejamento da safra; e os bons preços das principais commodities agrícolas. “Só dependemos agora da questão climática”, alertou.

O secretário adjunto de Agricultura, Cláudio Fioreze, destacou que o crescimento do campo tem reflexos diretos na economia do Estado e que os negócios registrados na Expointer, até o momento, demonstram isso. “O cenário da feira é de muito investimento e poderemos ter um desempenho ainda melhor”, frisou. Fioreze também chamou a atenção para os prognósticos do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do RS (COPAAERGS). “O cenário projetado para os meses de janeiro e fevereiro é ‘normal’, o que significa, para o Rio Grande do Sul, restrição hídrica. É preciso ter cautela”, disse.

O levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar foi apontado pelo secretário Ivar Pavan como um importante instrumento de definição e orientação das ações e projetos da SDR. Em relação às estimativas de área e produção, Pavan disse que os números começam a refletir a adoção de novas tecnologias por parte dos produtores, especialmente em irrigação. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, merece destaque a área a ser cultivada com milho destinado à produção de silagem, que deve totalizar 381 mil hectares no Estado. “Aqui está o programa Troca-Troca, em que o milho é destinado principalmente à produção de leite”, disse.

A área de milho destinada à produção de grão indica que, para a safra 2013/2014, o milho terá uma redução, apontada até o momento, de 2,89% em relação à safra passada. Mesmo assim, o total cultivado ainda ficaria ao redor de um milhão de hectares.

O levantamento identificou ainda uma aumento de 1,49% na área do arroz e 3,56% na área do feijão 1ª safra. A expressiva valorização do feijão nos últimos meses (cerca de 40% acima das médias históricas) foi capaz de frear a diminuição da área cultivada, invertendo uma tendência observada desde 1995, que tinha a área destinada à cultura diminuída ano a ano.


Termo de cooperação técnica
Ao final da apresentação dos números, foi assinado pelo presidente da Emater/RS-Ascar, Lino De David, e pelo diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, termo de cooperação técnica para promover a análise das condições meteorológicas na produtividade das culturas da soja, milho, arroz, feijão e trigo.

Fonte: Emater/RS - Ascar www.emater.tche.br/site/noticias/noticia.php

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br