Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quarta-feira, 13/12/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Comunidade sementeira discute produtividade agrícola em Florianópolis - 17/09/2013

Teve início nesta segunda-feira, 16 de setembro, em Florianópolis (SC), o XVIII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), evento que reúne pesquisadores, acadêmicos, representantes da indústria, técnicos, produtores e empresários de vários setores, interessados em sementes de grandes culturas, forrageiras, florestais, olerícolas e outras. Durante a abertura, José de Barros França Neto, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), entidade promotora do Congresso, destacou a importância de se produzir sementes com qualidade, de acordo com as normas e regras do Ministério da Agricultura. “A certificação de sementes interfere diretamente na qualidade dos grãos produzidos no Brasil e contribui para que altos níveis de produtividade sejam alcançados”, disse.

França Neto mencionou o papel da divulgação de conhecimento para a Área de Sementes Brasileira. Segundo ele, “a ABRATES tem contribuído significativamente junto à indústria brasileira, bem como aos laboratórios, universidades e centros de pesquisa, na divulgação de Ciência e Tecnologia de sementes. Esse esforço se reflete também no número de pessoas interessadas no Congresso” complementou.

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que atua na Embrapa Soja, em Londrina (PR), Francisco Carlos Krzyzanowski, proferiu a palestra de abertura: Controle de Qualidade e a Produção de Sementes de alta qualidade. De acordo com Krzyzanowski, hoje o produtor tem acesso a tecnologias para obter e fornecer sementes com qualidade, evitando prejuízos. “O controle de qualidade é necessário por vários aspectos. Devem ser avaliados os aspectos genéticos, fisiológicos, sanitários e físicos da semente, todos eles para garantir que as características agronômicas da nova cultivar estejam asseguradas em benefício da agricultura”, explicou o pesquisador.

Outro destaque na cerimônia de abertura foi a palestra O Mercado Brasileiro de Sementes em Perspectiva: Visão e Contribuições da Embrapa, ministrada por Frederico Ozanan Machado Durães, gerente-geral da Embrapa Produtos e Mercados. De acordo com Durães, 88,8% das lavouras de soja utilizam organismos geneticamente modificados (safra 2012/13). “A ciência hoje dá suporte aos desafios agropecuários brasileiros. Devido ao grande potencial de crescimento, cabe ao Brasil atender às demandas das agendas internacionais para a produção de alimentos”, afirmou.

Durães ressaltou a importância da semente como principal insumo agrícola brasileiro e destacou a conexão entre as visões agrícola e industrial. Para ele, “os arranjos entre essas duas visões podem transformar o domínio tecnológico e científico em negócios, o que gera emprego e renda”, finalizou.

Além de França Neto e Durães, participaram da cerimônia de abertura: Airton Spies, secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca; o Superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Luiz Gustavo Balena Pinto; Ivo Carraro, presidente da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec); o professor José Carlos Fiad Padilha, diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina; o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), Helton Hammer e Renan Oliveira Teixeira, da BASF, empresa patrocinadora Master do evento.

Programação geral
França Neto destacou a variedade dos temas que serão abordados ao longo dos quatro dias do evento. “A programação está bem diversificada e é orientada para a divulgação técnico-cientifica, com foco na produtividade agrícola e na conservação de recursos genéticos” complementou.

O 18º CBSementes conta com ampla programação científica, incluindo palestras, painéis, minicursos, sessões pôster, além do showroom tecnológico. Durante o Congresso serão realizados ainda o XII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, I Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras e o VII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, que nesta edição comporta a Primeira Feira Brasileira de Sementes Florestais.

Acesse a programação completa: www.abrates.org.br/cbsementes/programacao

Fonte: Assessoria de imprensa do evento

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br