Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Sábado, 16/12/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Debates sobre sanidade e vigor da semente são destaques no XVIII Congresso Brasileiro - 04/10/2013

Entre os dias 16 e 19 de setembro, o XVIII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), reuniu aproximadamente 1.400 participantes no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC). A APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS) esteve representada pelo diretor Antonio Eduardo Loureiro da Silva e pelo engenheiro agrônomo Jean Carlos Cirino.

As atividades iniciaram com a sessão solene de abertura, seguida das palestras “Controle de qualidade e a produção de sementes de alta qualidade”, proferida por Francisco Carlos Krzyzanowski, da Embrapa Soja, e “O mercado brasileiro de sementes em perspectiva: visão e contribuições da Embrapa”, articulada por Frederico Ozanan Machado Durães, da Embrapa Produtos e Mercados.

Entre os temas abordados nos quatro dias de evento, Cirino destacou a mesa redonda “Reflexo do vigor de sementes no desempenho agronômico das lavouras”, com a participação do norte-americano Dennis E. Egli, da Universidade de Kentucky (EUA), e Odilio Balbinotti Filho, da Sementes Adriana.

Representantes da Monsanto, da Pioneer Sementes e da TMG participaram do painel “Estratégias e ferramentas de melhoramento molecular em empresas de sementes”.

Questões referentes à sanidade das sementes foram abordadas no XII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, que aconteceu paralelamente ao Congresso. De acordo com Cirno, ainda não há padrões sanitários normatizados para sementes. Responsável pelo mofo branco na soja, a Sclerotinia sclerotiorum ganhou destaque nas discussões acerca da sanidade da semente de soja.

Outro evento paralelo ao CBSementes foi o I Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras, no qual o produtor Sadi Pereira, associado da APASSUL, apresentou as atividades desenvolvidas pela SULPASTO (Associação Sul-Brasileira para o Fomento e a Pesquisa de Forrageiras).

Também ocorreram diversos minicursos, dos quais destaca-se o de “Tecnologias para a produção de sementes de soja de alta qualidade”, que teve a participação de profissionais de entidades como APASSUL e Fundação Pró-Sementes.

Durante o Congresso, aconteceu o lançamento do programa Bayer Seedgrowth, que busca oferecer soluções integradas para a proteção de sementes.

Além disso, a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) elegeu, no dia 17 de setembro, durante assembleia geral, sua nova diretoria. Os eleitos foram empossados durante jantar de confraternização e encerramento do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes. O pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto, foi reconduzido ao cargo de presidente para o biênio 2013/2015. O cargo de 1º vice-presidente foi assumido por Francisco Carlos Krzyzanowski, também da Embrapa Soja, e o de 2º vice-presidente, por Francisco Amaral Villela, da UFPel.

* Na foto, as pesquisadoras de Embrapa Magali Wetzel e Clara Goedert, juntamente com o diretor da APASSUL, Antonio Eduardo Loureiro da Silva

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br