Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quarta-feira, 18/10/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Conselho de administração da APASSUL discute questões de interesse do setor sementeiro - 15/10/2013

No dia 14 de outubro, mais de 30 associados participaram da reunião do conselho de administração da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul).

Na abertura, o presidente da ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), Narciso Barison Neto, enfatizou o crescimento da importância do setor sementeiro para a agricultura mundial. Ele mostrou a ABRASEM como unificadora das diversas entidades que representam o sistema brasileiro de sementes, desde obtentores até produtores, e reforçou o seu papel de fórum democrático de discussões de questões de interesse do setor.

Na ocasião, Barison também apresentou a proposta de reestruturação da ABRASEM, sugerindo, entre outros pontos, a criação de um conselho administrativo, um conselho fiscal e diversos comitês permanentes. A proposta segue para apreciação das entidades que compõem o sistema.

O diretor administrativo da APASSUL, Antonio Eduardo Loureiro da Silva, apresentou a situação financeira da entidade, tratou sobre a admissão de uma nova associada e anunciou a realização do III Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos em 2014.

A reunião também abriu espaço para discussões propostas pelas comissões de soja, trigo e arroz da APASSUL.

A comissão de soja levantou o debate acerca das dificuldades encontradas na comercialização de cultivares INTACTA RR2 PRO™. Os produtores de sementes relataram o alto custo da tecnologia e a resistência, por parte de alguns agricultores, com relação à assinatura do acordo de licenciamento proposto pela Monsanto.

O gerente regional de soja da Monsanto para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Tales Pezzini, ressaltou a importância deste acordo. “A assinatura desse termo é essencial para assegurar os investimentos em tecnologia no país, o que é bom para o agricultor e para a cadeia de produção de sementes”, afirmou.

Os representantes da comissão de arroz ressaltaram os avanços na aproximação do Irga (Intituto Riograndense do Arroz) com a Basf, detentora da tecnologia Clearfield. Eles também destacaram como meta do setor o fortalecimento político por meio da participação em entidades como a APASSUL.

A comissão de trigo disse que a perspectiva para a cultura é de safra cheia no RS. Os danos causados pelas intempéries climáticas no estado foram mínimos e pontuais, ao contrário do que aconteceu no Paraná e em países como Paraguai e Argentina. A tendência de que os preços continuem atrativos para o produtor deve resultar em um aumento de área no PR na próxima safra.

Atendendo ao pedido dos participantes, a APASSUL anunciou uma próxima reunião com orientações sobre tratamento industrial de sementes, especificando aspectos trabalhistas, ambientais e jurídicos da questão.

* Na foto, Efraim Fishmann, presidente da APASSUL, e Narciso Barison Neto, presidente da ABRASEM

Fonte: APASSUL

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br