Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Sábado, 16/12/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Base técnica leva RS a não declarar emergência fitossanitária por causa de lagarta da soja - 14/01/2014

Sem dificuldade de controle, níveis populacionais não elevados e com aval de instituições de pesquisa, ensino, extensão rural, entidades de produtores e órgãos oficiais de defesa agropecuária, a Secretaria da Agricultura não encontrou razões para decretar situação de emergência fitossanitária depois do aparecimento da lagarta Helicoverpa armigera nas lavouras de soja. A opinião também é compartilhada pela Superintendência do Ministério da Agricultura no RS.

Se o cenário mudar no decorrer do desenvolvimento da cultura e exigir outro posicionamento, a Seapa tomará nova decisão técnica, sempre na tentativa de resguardar o produtor rural e buscando garantir a produção, a renda, a saúde e o equilíbrio ambiental.

Desde a primeira vez que a lagarta foi confirmada no Estado, fiscais da Seapa, junto ao Mapa, Embrapa, Emater e outras instituições, trabalham no monitoramento, dispersão, gravidade de ataques e níveis de danos da praga.

Por meio de armadilhas de feromônio espalhadas por diversas regiões, estão em alerta. Em contato com instituições e profissionais da área, fazem inspeções semanais. A utilização, quando necessária, de produtos registrados no Mapa tem apresentado nível satisfatório no combate à lagarta, favorecendo a manutenção de inimigos naturais.

Ao contrário de outros estados que decretaram situação de emergência, o RS tem condições climáticas e de cultivo diferenciados, o que pode levar a um comportamento distinto da praga em relação a essas regiões. Nesses locais, há maior pânico por parte dos produtores. Preocupados, muitas vezes chegam a usar agrotóxicos indiscriminadamente, sem observar danos econômicos mostrados por pesquisas.


Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br