Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quinta-feira, 15/11/2018. Boa tarde. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Encontro de Produtores de Sementes do RS reúne mais de 200 pessoas em Santana do Livramento - 12/09/2012

O primeiro dia do I Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos reuniu mais de 200 pessoas nesta segunda-feira (10/09), em Santana do Livramento. Durante a abertura, o presidente da Comissão de Sementes e Mudas do RS e diretor administrativo da APASSUL, Eduardo Loureiro da Silva, ressaltou a importância dos apoiadores do evento e manifestou a intenção de que outros encontros sejam realizados.

O fiscal federal André Felipe Carrapatoso Peralta da Silva, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, definiu a produção de sementes como “a atividade mais nobre da agricultura”. Para ele, a legislação referente a essa atividade é muito complexa e rigorosa, exigindo constantes treinamentos e atualização dos profissionais, para, assim, garantir que a semente produzida chegue com qualidade ao produtor rural.

Arlei Krüger, da E. Orlando Roos & Cia., foi o primeiro palestrante do evento. Ele falou sobre a implantação de um sistema de gestão da qualidade no sistema de produção e comercialização de sementes. Krüger lembrou que a E. Orlando Roos & Cia. foi a primeira empresa brasileira do setor de sementes a obter a certificação ISO 9001. O palestrante mostrou os passos para a implantação da certificação e as vantagens do sistema de gestão da qualidade.

A produção de arroz ganhou destaque no primeiro dia de palestras do evento. Os pesquisadores do IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz), Felipe Guthel Ferreira e Claudia Lange, abordaram, respectivamente, a questão da certificação de sementes e a pesquisa de cultivares de soja para áreas de arroz.

Francisco Gama, do SEFIA/RS (Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul), conduziu uma palestra sobre a informatização do sistema de produção de sementes do estado. Ele simulou uma inscrição de campo no site www.mapasdeproducao.com.br e destacou os cuidados que devem ser tomados com a documentação para garantir o sucesso deste procedimento.

O I Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos é uma promoção da CSM/RS (Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) e do SEFIA/SFA/RS (Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas/Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), com o apoio da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) e da Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa. O evento acontece entre os dias 10 e 13 de setembro em Santana do Livramento.

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br