Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quinta-feira, 15/11/2018. Boa tarde. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Autoridades prestigiam solenidade de abertura do I Encontro de Produtores de Sementes do RS - 12/09/2012

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), do IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz), da ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), além de entidades apoiadoras e patrocinadoras do I Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos participaram, na noite desta terça-feira, 11 de setembro, da solenidade de abertura do evento. As atividades acontecem até 13 de setembro em Santana do Livramento.

O presidente da CSM/RS (Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) e diretor administrativo da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), Eduardo Loureiro da Silva, agradeceu a todos os participantes, a comissão organizadora, apoiadores e patrocinadores do evento. Ele disse que a escolha de Livramento para sediar o encontro justifica-se pelo fato da cidade estar situada em uma importante região produtora de sementes de arroz e forrageiras, e com boas perspectivas com relação à soja. Além disso, Loureiro ressaltou a possibilidade de integração com outras entidades do setor representantes de países do Cone Sul. O presidente da CSM/RS, entidade realizadora do evento, reafirmou a intenção de que sejam realizados outros encontros que integrem todos os segmentos do setor sementeiro.

Narciso Barison Neto, presidente da ABRASEM, destacou a importância do RS como estado com o maior número de produtores de sementes do país. Para ele, “o futuro da alimentação da humanidade depende da genética e da biotecnologia contidas na semente”.

O diretor do DEFIA (Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas) do Ministério da Agricultura, Girabis Evangelista Ramos, afirmou estar empenhado na modernização da legislação a fim de diminuir a burocracia para o setor.

O fiscal federal agropecuário Odalniro Irineu Paz Dutra conduziu o lançamento da edição 2011/2012 do Catálogo de Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul. A publicação tem por objetivo facilitar o processo de comunicação entre produtores e usuários de sementes e mudas. O catálogo apresenta a relação de nomes, endereços, telefones e e-mails de contato dos produtores de sementes e mudas do RS registrados no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) e com campos homologados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além de estatísticas da produção. É uma publicação da CSM/RS, organizado e editado pela APASSUL a partir de dados fornecidos pelo MAPA. “Desconheço no Brasil outro trabalho como este, que auxilia na comercialização de sementes e valoriza o produtor”, disse Dutra.

Em seguida, foram homenageados apoiadores, patrocinadores, entidades e personalidades que contribuíram para a realização do evento. Logo após a solenidade, os presentes participaram de um coquetel.

O I Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos é uma promoção da CSM/RS (Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) e do SEFIA/SFA/RS (Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas/Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), com o apoio da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) e da Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa. O evento acontece entre os dias 10 e 13 de setembro em Santana do Livramento.

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br