Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quarta-feira, 28/06/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Associados da APASSUL participam da primeira Assembleia Geral Ordinária de 2014 - 21/05/2014

No dia 8 de maio, a Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL) realizou a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2014.

Reunidos na sede da entidade, em Passo Fundo, os representantes do setor sementeiro discutiram e aprovaram o balanço geral do exercício de 2013, período no qual a entidade obteve superávit.

O diretor administrativo da APASSUL, Antonio Eduardo Loureiro da Silva, apresentou o relatório de atividades desenvolvidas no último ano, com destaque para a participação em reuniões da CSM/RS (Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) e da ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas). Loureiro ressaltou, também, o trabalho realizado pelo projeto “Semente, semeie esta ideia”, que, com o apoio da Monsanto, visa incrementar a taxa de uso de semente certificada, e o termo de cooperação com o Ministério da Agricultura no sentido de promover treinamentos para profissionais do setor. Ele também informou que a versão 2013/2014 do Catálogo de Produtores de Sementes do Rio Grande do Sul está em fase de finalização. Loureiro, que também é presidente da Comissão de Sementes e Mudas do estado (CSM/RS), contou que o III Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos acontecerá em agosto em Santana do Livramento. O evento já está sendo planejado pelas entidades que fazem parte da Comissão, lideradas pela APASSUL e pela Fundação Pró-Sementes. “Estamos trabalhando para promover o fortalecimento da entidade e a defesa dos interesses do setor sementeiro gaúcho”, afirmou o dirigente da APASSUL.

Outro assunto debatido durante a assembleia foi o novo estatuto da ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas). Foi colocada a necessidade da APASSUL reivindicar junto à ABRASEM políticas voltadas aos produtores de sementes do RS, tais como a redução de taxas sobre sementes certificadas e o diálogo com empresas obtentoras de cultivares. Os representantes dos sementeiros também propuseram o aumento de royalties da tecnologia INTACTA RR2 PRO™, da Monsanto, bem como a cobrança dos royalties referentes à genética na semente de uso próprio, por meio do anexo 33. Nesse sentido, os integrantes da reunião destacaram a importância da entidade gaúcha estar representada na ABRASEM.

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br