Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quarta-feira, 28/06/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

UPF promove Oficina sobre Cultivares - 10/06/2014

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pesquisa de Aveia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), promove nos dias 19 e 20 de agosto, a Oficina sobre Cultivares - Propriedade Intelectual de Cultivares, Registro Nacional de Cultivares, Legislação de Sementes e Mudas e Zoneamento Agrícola. A atividade acontecerá no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), prédio G3, e será ministrada pela equipe técnica de fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Destinada aos profissionais de áreas relacionadas à temática da oficina, a iniciativa reúne em sua programação uma série de atividades. Dentre elas, no dia 19/08, às 9h30min, acontece um debate com a temática de Introdução à Proteção de Cultivares e aspectos legais - UPOV – União Internacional para proteção de obtenções vegetais - Lei de Proteção de Cultivares, e às 16h15min, haverá uma discussão a respeito da Legislação e Fiscalização de Sementes e Mudas no Estado do RS. No dia 20/08, às 8h15min, o tema a ser explanado é Zoneamento Agrícola, e às 14h, a temática a ser discutida será sobre os Testes de Distinguibilidade, Homogeneidade e Estabilidade (DHE), além de condução/métodos de avaliação de características de cultivares.

Segundo a professora Nadia Canali Lângaro, coordenadora da oficina, a iniciativa vem atender a uma crescente demanda no Brasil por treinamento e capacitação de recursos humanos na área de registro e proteção de cultivares. “A oficina tem temática com formato relativamente fixo e já aconteceu em outras instituições de pesquisa, como o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Assim, a Oficina de Cultivares trata-se de uma oportunidade ímpar de capacitação de profissionais na área em questão”, afirma, lembrando que a oficina não será específica para a cultura de aveia, devendo abranger diversas espécies.

Inscrições
Interessados em participar devem se inscrever de 20 a 30 de junho, no site www.upf.br/aveia. A oficina é gratuita, mas com vagas limitadas, 70 no total. É necessário ter como requisito curso superior em áreas afins à temática do evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8162 e pelo e-mail aveia@upf.br. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Fonte: Assessoria de imprensa UPF

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br