Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Sábado, 19/08/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Representantes da ABRASS visitam APASSUL - 17/06/2014

Um grupo formado por membros da diretoria e por consultores da ABRASS (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja) participou de um encontro com sementeiros gaúchos. A reunião aconteceu na sede da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), em Passo Fundo, na tarde do dia 13 de junho, e reuniu aproximadamente 40 participantes.

Estiveram representando a ABRASS o diretor presidente, Elton Hamer, os assessores Daniel Glat e Manoel Olímpio de Vasconcelos Neto, além de Carlos Augustin, Jorge Soares da Silva e Gladir Tomazelli.

Na ocasião, o diretor presidente da ABRASS, Elton Hamer, apresentou a entidade, que foi fundada em novembro de 2012, em Brasília. A associação tem como objetivos estreitar as relações entre obtentores, multiplicadores, produtores e consumidores, além de intermediar discussões sobre royalties e melhorar a divulgação e a preservação de novos eventos biotecnológicos na cultura de soja. Também visa promover o melhor entendimento do real custo da multiplicação de sementes, a remuneração dos multiplicadores e o acesso dos mesmos a eventos biotecnológicos. A ABRASS também se propõe a discutir questões tributárias, ambientais e sociais inerentes à atividade.

Atualmente, a entidade conta com quatro comissões de trabalho, tratando sobre legislação, biotecnologia, tratamento industrial de sementes e outra encarregada de negociações com obtentores de germoplasma e biotecnologia.

Uma das principais reivindicações da nova associação é mudar a legislação a fim de garantir o pagamento de royalties do germoplasma por parte dos agricultores que salvam sementes para uso próprio. Nesse sentido, foram apresentadas as ações desenvolvidas para garantir o recolhimento desta verba, bem como para a arrecadação de recursos para a entidade. Os representantes também expuseram o posicionamento da entidade a respeito de assuntos como o tratamento industrial de sementes e o estabelecimento de áreas de refúgio a fim de preservar a eficácia de novos eventos biotecnológicos.

Além disso, os dirigentes reforçaram o convite para que os produtores de sementes de soja do RS participem da ABRASS. Eles esclareceram que a entidade aceita a filiação somente de sementeiros ligados às suas entidades estaduais.

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br