Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quarta-feira, 28/06/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

APASSUL reúne associados em Assembleia Geral Ordinária - 09/12/2014

No dia 03 de dezembro de 2014, a APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) reuniu seus associados na sede da entidade, em Passo Fundo, para a realização de Assembleia Geral Ordinária (AGO).
Os presentes apreciaram e aprovaram o plano de trabalho e o orçamento da associação para 2015, bem como o reajuste de 10% da contribuição dos associados.
As principais diretrizes para o próximo ano são o incremento da comercialização de semente certificada, a expansão do quadro social, a dinamização de comissões e a participação na ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas) e na CSM/RS (Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul). Além disso, a entidade deverá procurar promover reuniões entre produtores de sementes e empresas obtentoras de genética e de biotecnologia para a discussão sobre os royalties.
Entre os itens discorridos durante a reunião, o diretor da APASSUL, Antonio Eduardo Loureiro da Silva, destacou a continuidade da parceria com a Monsanto. Para o próximo ano, a empresa deve ser parceria da entidade em uma campanha para incrementar o uso da semente certificada. “O foco será o produtor de sementes, conscientizando para a importância da produção de um insumo de qualidade”, explica Loureiro. Para atingir este objetivo, estão previstos diversos treinamentos técnico-científicos para o próximo ano.
Uma das reivindicações da APASSUL é para que os obtentores priorizem a autorização de campos de produção de sementes de sementeiros associados ao sistema ABRASEM. Também serão discutidas questões tributárias que afetem o setor. Deve ser encaminhada ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) uma solicitação buscando anular a medida que aumenta taxas de serviços públicos na produção de sementes.
O engenheiro agrônomo da APASSUL, Jean Carlos Cirino, apresentou o Projeto Tratamento Industrial de Sementes, que está entrando em seu ano de conclusão, quando deverá ocorrer a publicação com as análises estatísticas dos três anos de experimentos. O objetivo é avaliar a campo e em laboratório os principais produtos disponíveis no mercado para a cultura da soja.
Loureiro lembrou que as estatísticas sobre inscrições de campos de produção e comercialização de sementes do RS estarão disponíveis no programa intitulado Mapas de Produção (www.mapasdeproducao.com.br). Para isso, os produtores devem inserir os dados entre 10 de dezembro de 2014 e 10 de janeiro de 2015. Por meio deste programa, realizado em parceria com o MAPA e viabilizado pela APASSUL, juntamente com a Fundação Pró-Sementes e com a CSM/RS, o Rio Grande do Sul será o único estado que terá estatísticas detalhadas sobre a produção e comercialização de sementes.
Na ocasião, também foi discutida a questão da oferta de semente de trigo e demais culturas de inverno no próximo ano, perante a quebra na produtividade da safra 2014/2014. Diante disso, a entidade solicita a seus associados quem informem os percentuais de quebra em relação às estimativas de produção de culturas de inverno.
Por fim, o presidente da APASSUL, Efraim Fishmann, relatou as suas impressões sobre o sistema sementeiro dos Estados Unidos. No mês de novembro, ele integrou um grupo organizado pela ABRASS (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja) que visitou o país.
Durante a AGO, foram eleitos novos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da entidade para o mandato de dezembro de 2014 a dezembro de 2017. São eles:

Conselho de Administração
Titulares:
Alexandre Van Ass
Pedro Tombini
Romilton De Bortoli
Gelson Lima
Narciso Barison Neto
Paulo Roberto Hadler
Auri dos Santos Braga
Suplentes:
Cornelis Souilljee
Ronaldo Bonamigo
Marcondes Piccoli

Conselho Fiscal
Titulares:
Leandro Granella
Leandro Van Ass
Celi Webber
Suplentes:
João Francisco Sartori
Euclides Uggeri
Nivaldo Bortoluzzi

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br