Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quarta-feira, 28/06/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

APASSUL debate ações em para auxiliar cerealistas em reunião da Câmara Setorial do Trigo - 09/05/2016

Integrante da Câmara Setorial do Trigo do Rio Grande do Sul, a APASSUL apresentou durante a reunião dos Grupos de Trabalho da Câmara, no dia 27 de abril, um estudo desenvolvido juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e a CSM-RS sobre a produção e comercialização de sementes de trigo no Estado. “Após ponderações dos integrantes do grupo, os olhares voltaram-se para a tabela de Área Inscrita, para produção de sementes na safra 2015/2015, especialmente para as nove principais cultivares que, provavelmente serão as mais semeadas na safra que está sendo planejada para o inverno. O próximo encaminhamento da Câmara Setorial se dará em torno de uma publicação para auxiliar Cerealistas e Cooperativas sobre quais cultivares podem ser misturadas em um mesmo silo, a fim de manter uma certa identidade do trigo e, assim, ter mais liquidez no momento de sua comercialização. Ações como transilagem e separação de trigos chuvados, são atitudes que irão entrar na pauta para auxiliar nesta separação”, destacou o engenheiro agrônomo da Apassul, Jean Carlos Cirino.

Informou ainda, que no grupo voltado à Tributação foi apresentado pela Receita Estadual um estudo correlacionando o ICMS empregado no Trigo X Arrecadação. “A premissa se dava pelo fato da redução do ICMS estimular a área semeada em nosso estado. No entanto, comentou-se que esta ação não iria gerar interferência neste fator. O grupo deverá buscar ações de incentivo em nível federal”, informou Cirino.

Outro tema tratado na data foi relacionado aos esforços que estão sendo feitos através do melhoramento genético, visando resistência à giberela do trigo, doença diretamente ligada às micotoxinas.

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br