Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Sexta-feira, 15/12/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Tecnologia e qualidade no foco das discussões de encontro do setor sementeiro - 07/08/2017

Com temas que trataram desde a tecnologia e qualidade à pirataria de sementes, o VI Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos, reuniu, entre os dias 31 de julho a 02 de agosto, mais de 300 produtores, agrônomos, pesquisadores e empresários do agronegócio, em Santana do Livramento/RS. Nesta edição, além do Fórum de Integração na Produção e na Comercialização de Sementes do Mercosul, que apresentou a experiência internacional de especialistas da Argentina, Uruguai e do Brasil, com a moderação do secretário executivo da Seed Association of the Americas, Diego Risso, os participantes puderam participar de uma dezena de diferentes debates, de entidades e especialistas ligados ao ramo sementeiro.

“Este é um evento que está crescendo ano após ano, com destaque para o direcionamento de integração com o Mercosul, importante intercâmbio pelo grande trânsito de mercadorias entre estes países. Sem dúvidas, o Fórum foi um dos pontos mais altos do evento, pela troca de ideias sobre a situação do negócio, restrições de comércio e trânsito de sementes entre os países. Este tipo de encontro ainda colabora na qualificação dos profissionais e com questões relativas à legislação e fluxo de vendas. Ainda traz novidades técnicas e sobre normativas para os produtores e responsáveis técnicos, e discute a situação atual do negócio de sementes, desde a comercialização à qualidade”, destacou Gaspar Oliveira Santana, presidente da Comissão de Sementes e Mudas do RS – CSM/RS, entidade que foi realizadora do evento, juntamente com o Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas – SEFIA-RS/MAPA.

“Sem dúvidas, os produtores de sementes e os engenheiros agrônomos tiveram uma grande oportunidade para troca de experiências. Contamos com a participação de técnicos de órgãos públicos, responsáveis pela organização e normatização das ações do Sistema Nacional de Sementes, especialmente do Ministério da Agricultura, através da Superintendência do Rio Grande do Sul e, também, da Secretaria Estadual da Agricultura e Irrigação, que é o órgão responsável pela fiscalização do comércio de sementes no Estado. Outros setores como a pesquisa, o ensino e a assistência técnica estiveram presentes, trazendo informações recentes para os participantes”, disse o engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura e coordenador da Comissão Organizadora do evento, Odalniro Dutra. “Este encontro se tornou um dos mais importantes do Mercosul e, com certeza, o de maior relevância no Rio Grande do Sul”, complementou o presidente da Apassul - Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul, Narciso Barison Neto.

Encerrando o evento com palestra magna, o secretário da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, apontou a relevância dos produtores de sementes para o país. “Precisamos sempre avançar em busca da qualidade e aumento da produção e a semente é fundamental para que isso ocorra. Uma boa semente é o pontapé inicial de uma boa colheita”, afirmou o secretário.

Prêmio Empreendedorismo em Sementes

Entre os destaques do VI Encontro de Produtores de Sementes do RS está a entrega do Prêmio Empreendedorismo em Sementes, momento de reconhecimento a empresas e produtores que se destacaram no setor. Neste ano, foram homenageados o empresário, Valdemir João Simão e a Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial. “É com muita satisfação que recebemos essa distinção, resultado de muitos anos de trabalho e dedicação. Desde o início de nossas atividades, no ano de 1992, assumimos o compromisso de buscar inovações tecnológicas e de levar soluções para o agricultor”, declarou Valdemir João Simão, diretor administrativo Sementes Simão.

“Receber um prêmio desta magnitude é muito importante para a Cotrijal, pois entendemos que é pela semente e pela tecnologia que será agregado maior valor para a produção. Este reconhecimento nos dá mais responsabilidade para os investimentos em novas técnicas e na qualidade para que os produtores tenham melhores rendimentos no campo, pois é com semente de qualidade que a produtividade se eleva, cada vez mais. Nossa família Cotrijal fica lisonjeada”, ressaltou Nei César Mânica, presidente da Cortijal.

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL também foi celebrada no evento, pela passagem de seus 90 anos, comemorados em 2017. “Esta é uma homenagem que enobrece, ainda mais, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, afinal, não é ‘de graça’ que uma entidade chega aos seus 90 anos. Hoje, a Farsul não é uma liderança somente no nosso Estado e no Brasil, como já é conhecida nos países do Mercosul, em função de toda a gama de serviços que tem prestado ao produtor rural”, afirmou Gedeão Pereira, vice-presidente da Farsul.

Fotos – Fabiana Duarte/ EFE Comunicação

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br