Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quinta-feira, 15/11/2018. Boa tarde. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Suspensão da cobrança de royalties da soja RR preocupa produtores de sementes do RS - 23/10/2012

No dia 18 de outubro, a comissão de soja da Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL) reuniu mais de 30 representantes do setor sementeiro para discutir a cobrança de royalties referente à biotecnologia.

“Hoje os produtores de semente de soja estão totalmente desprotegidos”, disse o presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), Narciso Barsison Neto, referindo-se à suspensão temporária da cobrança de royalties da primeira geração da tecnologia Roundup Ready (RR) para a soja, tanto na semente quanto na moega, por parte da Monsanto. A empresa detentora da tecnologia tomou a decisão de interromper o recolhimento de royalties em todo o Brasil após uma liminar do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ-MT) determinar a suspensão da cobrança temporariamente no estado. Essa situação, complementa Barison, é favorável à “bolsa branca”, como são chamadas as sementes produzidas fora do Sistema Nacional de Sementes, que não possuem documentação, identificação ou estão em embalagens falsificadas. Ele se comprometeu a articular uma reunião entre a ABRASEM, a Monsanto e a Associação Brasileira dos Obtentores Vegetais (BRASPOV) para discutir o assunto.

De acordo com o coordenador da comissão de soja da APASSUL e gestor de sementes da E. Orlando Roos & Cia Ltda., Arlei Krüger, o produtor de sementes é o elo entre os agricultores, os obtentores de sementes e os detentores da biotecnologia, sendo o responsável por difundir os avanços obtidos nesta área. “É preciso achar um ponto de equilíbrio para que todos saiam ganhando”, afirma Krüger. Ele destaca a preocupação do setor sementeiro, já que é o pagamento de royalties que garante o fomento da biotecnologia e da genética, bem como o aumento da produtividade e a continuidade do sistema. “Queremos continuar crescendo e incrementando a taxa de uso de sementes de qualidade”, conclui.

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br