Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quinta-feira, 15/11/2018. Boa tarde. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

CemetRS divulga nota técnica sobre culturas de inverno - 07/08/2012

O Centro Estadual de Meteorologia do Rio Grande do Sul (CemetRS) divulgou nesta segunda-feira (06/08) nota técnica sobre as condições meteorológicas ocorridas em julho e as culturas de inverno. Conforme a nota, o mês passado foi marcado por temperaturas baixas, com médias entre 9°C e 17°C, máximas entre 15°C e 21°C e mínimas entre 5° e 10°C. Os maiores volumes de chuva ocorreram na primeira semana de julho, em Encruzilhada do Sul, Campo Bom, Bom Jesus, Caxias do Sul e Porto Alegre.

As chuvas ocorridas em julho favoreceram a manutenção da umidade do solo e consequentemente a semeadura e o desenvolvimento inicial das plantas. Em áreas com semeadura realizada em junho houve crescimento e desenvolvimento adequado das culturas de trigo, aveia branca e cevada.
A nota ressalta que a possibilidade de altas temperaturas do ar em agosto pode prejudicar a produção de frutíferas, já que algumas espécies como o pessegueiro não toleram temperaturas altas durante seu florescimento, dado o abortamento de flores. Na Serra do Nordeste, há preocupação com a produção de pêssegos, dado o risco de ocorrência de geadas tardias.

Foram registradas em julho baixas temperaturas do ar, com geadas e baixos volumes acumulados de chuva na região da Campanha, o que reduziu ainda mais o crescimento das pastagens nativas prejudicando a pecuária. Para essa região, a nota recomenda a manutenção de cargas animais reduzidas e o fornecimento de algum tipo de suplementação aos animais.

O CemetRS divulga mensalmente uma avaliação técnica sobre as condições meteorológicas ocorridas no mês anterior. Produzido pela equipe de meteorologistas e agrometeorologistas, o material é disponibilizado no site do centro, para consulta de técnicos, agricultores e da população em geral.


Fonte: Fepagro/RS

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br