Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Quinta-feira, 15/11/2018. Boa tarde. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

RS proporá aos parceiros do Mercosul política de cotas para o mercado do arroz - 16/04/2013

O Governo do Estado, juntamente com os produtores gaúchos de arroz, representados por suas entidades, procurarão estabelecer um canal de diálogo com os ministros da Agricultura da Argentina, Uruguai e Paraguai para discutirem uma política de cotas para o comércio do grão no âmbito do Mercosul.

A decisão, que faz parte da busca de soluções estruturais para a lavoura orizícola, foi anunciada na manhã desta terça-feira, após encontro do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e do presidente do Irga, Claudio Pereira, com o presidente da Federarroz, Renato Rocha, e diretores da entidade.

A secretaria, em conjunto com o Irga, Federarroz, Fetag e Farsul querem, a partir dos encontros, definir volumes e épocas para ingresso do arroz produzido nos demais países no mercado brasileiro. Uma vez estabelecido o acordo que será proposto pelos representantes da lavoura rio-grandense, será possível estabelecer o ordenamento da comercialização da segunda maior lavoura do Estado, sem competição predatória.

O secretário Mainardi destacou o bom momento para os produtores, “os preços estão estabilizados, estamos colhendo a segunda maior safra de todos os tempos e o entendimento é de que temos que combinar a produção e o consumo.”

Claudio Pereira destacou a importância de discutir as formas de entrada do arroz no Brasil. Segundo ele, é importante esta articulação dos setores para a definição de políticas de cotas, visando, desta forma, ampliar a renda do produtor.

O encontro aconteceu nas dependências da Expoarroz 2013, que acontece de 16 a 19 de abril, no Centro de Eventos da Feira Nacional do Doce (Fenadoce), em Pelotas.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br