Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul

Sábado, 19/08/2017. Boa noite. Seja Bem-vindo(a)!

Bolsa de Sementes

Consulte aqui a disponibilidade de sementes de nossos associados.

Legislação

Consulte aqui a legislação sementes/agrícola.

Associados

Área Restrita.

Esqueceu a senha?

Rotação de Culturas é destaque no segundo dia da Expoarroz - 18/04/2013

A rotação de culturas e a integração lavoura pecuária foram debatidos no segundo dia do Fórum Internacional: O arroz na segurança alimentar, que está na programação da Expoarroz 2013, em Pelotas (RS). Na tarde desta quarta-feira (17/04) foram discutidos a diversificação da renda com o foco em soja, milho, arroz, integração lavoura-pecuária e solos.

O engenheiro agrônomo e pesquisador do Irga, Anderson Vedelago, destacou a diversificação de renda na propriedade arrozeira, salientando que a região vive um momento de alto potencial de rendimento com estabilidade. Abordando a soja, ele alertou: “um dos pontos mais importantes do manejo da soja é dominar a drenagem e ter a possibilidade de irrigação. É preciso saber lidar com a falta e o excesso de irrigação.” E completou: “nós precisamos evoluir nas estratégias de adubação”.

Com enfoque no milho, o engenheiro agrônomo do Irga, Rodrigo Schoenfeld, falou sobre a evolução das exportações brasileiras do produto, entre 2008 e 2012. Apresentando potencialidades e desafios do milho, o palestrante ressaltou que o milho é extremamente sensível ao excesso hídrico, mais sensível que a soja, por exemplo. Quanto aos desafios, ele deu como exemplo a irrigação. Mas, apontou que a metade sul possui grande possibilidade de irrigação devido a quantidade de água na região. Schoenfeld também acredita na diversificação de cultura como opção de renda para o produtor.

O Fórum Internacional: O arroz na segurança alimentar é presidido pelo presidente do Irga, Claudio Pereira, e tem o objetivo de debater o futuro da segurança alimentar do Brasil e do mundo, além do determinante papel do arroz nessa questão, o Fórum reúne pessoas envolvidas na cadeia de produção do arroz em qualquer etapa, de diversos países, tornando as discussões agregadoras e trazendo diferentes soluções para os temas discutidos.

Fonte: Irga www.irga.rs.gov.br/index.php

Rua Apassul, 10, Bairro São Geraldo
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - CEP 99025-130
Fone: (54) 3314-1799 / Fax: (54) 3314-6123
apassul@apassul.com.br